segunda-feira, 7 de março de 2011

Porquê a terceira idade?

O meu nome é Ana Barata, decidi criar um blogue para partilhar convosco este meu gosto pela terceira idade, devem estar a interrogar-se, porquê a terceira idade?
Escolhi a terceira idade porque é uma área que me fascina muito, é um gosto enorme trabalhar com pessoas mais velhas, é um trabalho gratificante e recompensador.
Tudo isto começou com a minha relação com a minha avó, chamava-se Mariana e faleceu em 2005, ela era tudo para mim, Senti necessidade de aprender mais sobre ela, mais sobre a terceira idade, aprender a fazer, a ver, a trabalhar, a interagir com pessoas idosas, fazer-lhes sorrir, ajudar nas coisas mais simples, coisas tão simples como uma conversa demorada. Conversar é muito importante, ajuda uma pessoa só a sentir-se bem, a desabafar, mesmo que conte a mesma história três vezes, é bom estar lá e saber ouvir. É tão com para a pessoa idosa, como para mim e aprendo muito com eles, a sua sabedoria e imensa.
Desenvolvi mais ainda este gosto quando tirei o curso de técnico de apoio psicossocial na Escola Secundária de Peniche, um curso que abrangia muitas áreas, mas a minha preferida era a terceira idade e velhice, realizei estágios em alguns lares e quando terminei o curso recebi uma proposta para trabalhar num centro de convívio, como animadora.
Espero que este blogue vos seja útil, nem que seja para vos sensibilizar e reflectirem. Afinal, todos nós caminhamos para lá chegar um dia.


Melhores cumprimentos,
Ana Barata

Sem comentários:

Enviar um comentário