sexta-feira, 11 de março de 2011

Pessoa Idosa


Uma pessoa idosa é uma pessoa respeitável, que ganhou sabedoria com os anos que viveu. Em todo o meu percurso nesta área, que é curto... considero-me muito realizada e feliz por tudo o que aprendi com as pessoas mais velhas que já passaram na minha vida. Por vezes, imagino toda a vida dessa pessoa idosa que tenho ao meu lado, sei lá, antigamente os tempos eram outros, era tudo tão diferente... então pergunto-lhes como era a sua vida, como é que brincava, qual o seu trabalho, como começou a namorar... Ninguém imagina as histórias que ouço, uma lindas de morrer que quando ouço, até me cresce uma lágrima no canto do olho, outras mais triste mas todas elas fazem sentido, são verdadeiras e é tão bom ouvi-las. 
É por isso que estar perto de uma pessoa idosa é gratificante, estou sempre a aprender coisas novas e ainda recebo um sorriso rasgado e verdadeiro, só por estar ali, sentada, somente a conversar. No fundo, é disso que precisam, alguém para conversar. 
Para mim, cada ruga daquele rosto é uma história para contar, um conhecimento adquirido, uma sabedoria inigualável. Pessoas idosas são pessoas que tiveram uma vida de trabalho, trabalho duro, e que agora desfrutam do seu descanso, bem merecido. 
Uma pessoa, só por ser idosa não pode ser vista como um trapo velho, tem de ser vista como alguém que sabe realmente o significado da palavra "vida", tem de ser vista como alguém que temos o dever de respeitar. 
Há idosos frágeis, doentes, dependentes... mas todos eles têm uma história, história essa que não pode ser esquecida só porque a pessoa já não se lembra de quem é. 
Também existem pessoas idosas saudáveis, independentes, activas... a quem devemos aplaudir de pé a sua força e dedicação pela vida, idosos que estudam em universidades seniores, que saem de casa e gritam ao mundo que, "velhos meus amigos, são os trapos."
Sinceramente, gostava de ter o dom de mudar a mentalidade de algumas pessoas, não tenho esse dom, infelizmente, por isso tudo depende da ética, educação, respeito e civismo de cada um. 
Um coisa eu garanto. Todos nós, desde que nascemos começamos imediatamente a envelhecer e um dia, quando formos nós os idosos, vamos gostar de ter alguém que nos ame e nos respeite. 
É precisamente disso que as pessoas mais velhas precisam: Amor e Respeito. Quem não quiser dar amor, tem o dever de respeitar. 


Ana Barata

Sem comentários:

Enviar um comentário