1º. MANTER-SE EM FORMA
Não faça dos velhos fatigados. Está fora de moda. Já não se usa. Diga muitas vezes: "Estou mais em forma do que aquilo que julgo". Vai ver como se sente rejuvenescido.
2º. DESCONTRAIA-SE
Para lutar contra a rigidez muscular, todas as manhãs e noites, estenda os braços e as pernas muito bem esticados. Também é bom para fazer alguns exercícios de ginástica. Depois, descontrai-a os músculos, feche os olhos e pense em coisas e pessoas especiais.
3º. RESPIRAR FUNDO
À medida que a idade avança, os pulmões podem atrofiar-se. Numa idade mais avançada, o vosso corpo precisa ainda mais de oxigénio. Por isso, de vez em quando respire fundo 10 vezes.
4º. MEXER-SE
Ficar muito tempo parado é como se costuma dizer "esperar que a morte chegue". Não! Ande um bocadinho, vá à loja comprar algo que precise, vá até ao jardim com os seus netos... o importante é andar. Faz muita falta à sua saúde!
5º. DISTRAIA-SE
Evite a monotonia da vida. Nunca se deve fazer as mesmas coisas todos os duas. Procure, todas as semanas ir a qualquer lado, um passeio, uma visita... Faz bem, de vez em quando quebrar a sua rotina.
6º. VIAJAR
Se tiver meios para isso, não hesite em participar em excursões, viagens de férias...
7º. LIBERTAR-SE
O melhor presente das pessoas reformadas não é a pensão, é a liberdade de fazer o que agrada, de passear sempre que lhe apeteça, de trabalhar sem obrigação. Usufrua desse privilégio.
8º. INTERESSAR-SE
A maior parte dos idosos desinteressam-se de tudo, excepto deles próprios. Ficam fechados em casa durante muito tempo, e isso não é nada bom. Interesse-se pela vida que o rodeia, nem tudo é mau.
9º. AFIRMAR-SE
Não permita que seja sempre os jovens ou os adultos a falar em seu lugar. Os idosos formam um bloco e são capazes de se fazer ouvir nos assuntos que lhes dizem respeito... e nos dos outros. Um idoso é um sábio!
10º. FAZER-SE RESPEITAR
Não admite que nunca em nenhum sitio alguém lhe falte ao respeito. Os idosos são os filhos mais velhos da Nação. Têm todo o direito a toda a delicadeza e respeito!
Sem comentários:
Enviar um comentário