Na animação do idosos, o animador deve conhecer os idosos: as suas características pessoais, valores, princípios, cultura, capacidades, dificuldades, gostos pessoais... conhecer a instituição: horários, funcionamento, espaços disponíveis, recursos materiais, financeiros e humanos, prioridades e objectivos da direcção... conhecer a comunidade local: a sua cultura, modos de vida, outras instituições, equipamentos e organizações sociais e culturais.
Existem várias técnicas de animação e isso, por vezes parte da criatividade de cada um. Sugiro as seguintes:
- Recortar
- Colar
- Estampar
- Modelagem
- Técnicas de pintura e desenho
- Técnicas de colagem
- Expressão dramática
- Expressão musical
- Expressão Psicomotora
- Expressão plástica
- Jogos pedagógicos
- Histórias e contos populares
- Poemas, rimas, anedotas
- Visitas à comunidade, passeios
- Culinária
- Jogos de mesa
- Jogos populares
- Jardinagem
- Conversar
- Leitura de livros, jornais e revistas
- Visionamento de filmes
- Entre outras.
Para executar qualquer técnica de animação é necessário fazer uma planificação, isto é, usar procedimentos para introduzir organização e racionalidade à acção, com vista a alcançar determinadas metas e objectivos. Para realizar a planificação é necessário ter em conta alguns elementos, como:
Conteúdo da planificação: O quê?
Objectivos: Para quê?
Local: Onde?
Metodologia: Como?
Actividades e tarefas: O que pretende desenvolver?
Calendarização, Cronograma: dias, horários, duração da actividade.
Destinatários: Grupo alvo, idades e número de participantes
Recursos humanos: Quem promove e participa na actividade.
Recursos Materiais e Financeiros
Avaliação
Função do Animador
- Entusiasmo: motivar os idosos;
- Empatia: compreender os idosos, colocar-se no lugar deles (muito importante);
- Atitude construtiva: ser positivo, demonstrar seriedade, comentários positivos;
- Ter espírito de adaptação;Organizar o espaço;
- Possuir uma grande variedade de actividades/jogos;
- Planificar e preparar jogos/actividades com antecedência;
- Apresentar os jogos/actividades com clareza;
- Observar e acompanhar os idosos durante os jogos.
Sem comentários:
Enviar um comentário