sexta-feira, 20 de maio de 2011

Velhice



A verdade, nem sempre é aquilo que sonhámos, mas sim aquilo que mais tememos...
Ontem, fui jovem, capaz de mover mundos e céus... Todos me ouviam, falavam, respeitavam...
Sim, ontem fui tudo aquilo que sonhei...
Hoje...
Hoje não sou mais do que aquilo que mais temia...


Hoje, no inicio do fim da minha existência passageira... aqui estou... só... sem nada... nem ninguém...


Os meus dias... sejam eles durante a semana ou fim de semana... são sempre iguais, nada muda... só o esquecimento, por mim aumenta, por todos aqueles a quem apelidam de minha família...


O meu amanhecer todos os dias é igual...
Acordo num quartinho sem luz, sem espaço... onde passo a maior parte da minha existência... Encaminho-me para a casa de banho para cuidar da minha higiene matinal... já se encontra ocupada pela minha filha, que se levanta cedíssimo para cuidar dos pequenos, do marido, da casa, de si...


(Ela sai da casa de banho sem reparar na presença do pai... ele tenta dizer bom dia... em vão. Logo de seguida entra o genro, sem sentir ou notar a presença do sogro... ele tenta entrar, mas não consegue... vem a filha com os pequenos... movimentos apressados, stressados).

É sempre assim! Como a espera é grande... dirijo-me à cozinha...

(A filha levanta a mesa onde todos tomaram o pequeno almoço... Vê o pai... gesticula com ele como que a dizer que ele se levantou tarde...)


Mas, filha... Oh, filha... Mas... Eu... Ali... Acordado...
(Ela sai e deixa-o sozinho. Saem todos de casa)


Após a desilusão matinal, a casa fica calma e vazia... É arrepiante... nem um beijo de despedida... nem um até logo...


É triste... mas o meu neto diz que não quer brincar comigo, pois sou velho, nada lhe posso ensinar e falo de uma forma estranha... Ele diz que não sou "fixe".

(Silêncio)

(Horas de Jantar)

À hora de jantar, todos nos juntamos na cozinha, à volta da mesa...
Parece como antigamente... É tão bom.



(Agitação Geral. Ninguém se entende)


(Hora de dormir)


Bom, o dia escurece... a noite começa a surgir... é tempo de descansar...
Bom... pelo menos para mim é...



(Todos vêm televisão)


Até amanha a todos!


(Ninguém responde)


Um dia eles vão me responder... Eu sei que vão...

(Deita-se, Escuro, Dorme)

Sem comentários:

Enviar um comentário